Como fazer Manutenção de sites

Como fazer Manutenção de sites

Hoje em dia desenvolver um site é muito menos complicado do que há alguns anos, mas muita gente pergunta: Como fazer manutenção de site,? Muitas ferramentas, como o WordPress, Magento e OCC viabilizam a criação de um projeto. Além disso, algumas empresas também oferecem bons serviços, com soluções inovadoras e consultoria especializada. No entanto, mesmo com algumas facilidades, é importante prestar bastante atenção em situações que poderão ocorrer após a publicação.

Manutenção de site, como fazer? São processos simples?

Vai depender de como o seu site foi desenvolvido. Talvez a atualização e manutenção de conteúdo seja um pouco mais fácil. Mas, se o seu site não tiver um sistema de gerenciamento ou você não tiver um conhecimento razoável de programação, dificilmente conseguirá atualizar o site sem alguma ajuda – e de forma segura.

Se você não tiver tempo para entender todas as particularidades que um gerenciador de sites tem, é indicado procurar uma empresa que realize este tipo de serviço. A menos que as suas atualizações sejam somente de conteúdo.

Apesar da dificuldade, separei alguns pontos que você deve sempre ficar de olho e algumas práticas que precisam ser seguidas e revisadas constantemente. Afinal, você pensou e projetou o seu site para ser um sucesso na internet, certo? Siga as dicas a seguir.

Site seguro

A segurança do seu site é um dos fatores que não podem ser deixados para depois. Primeiro, certifique-se de que o servidor onde o site está hospedado é seguro. As maiores empresas de hospedagem oferecem recursos de proteção avançados, além de equipes especializadas em segurança para suporte. Mas, nem todas as empresas são assim. Por isso, se você quer saber como fazer manutenção de site com eficiência, pense bem antes de contratar o seu provedor.

Mas, fique atento: de nada adianta o seu servidor oferecer recursos de segurança incríveis e a sua máquina estar infectada. É importante utilizar sistemas de antivírus eficientes, além de senhas com alto teor de segurança. Lembre-se: uma senha fraca é a porta de entrada para você ter o site hackeado.

A segurança de um site está relacionada a uma série de fatores. Por isso é importante ficar atento a todos eles.

Verificação de links

A verificação correta de links, se não for executada com frequência, pode trazer consequências graves. Por isso, a sua função ao verificar os links quebrados no site é manter os seus usuários e futuros clientes longe do temido e frustrante “Erro 404”.

Uma ferramenta bastante utilizada para este tipo de problema é o Google Search Console. A ferramenta do Google faz uma auditoria no seu site, indicando links quebrados e erros que você pode corrigir facilmente.

Então, resumindo: todos os links do seu site precisam funcionar corretamente. Como estamos falando das ligações entre uma página e outra, é comum surgir alguns links quebrados com o tempo, seja por conta de erros técnicos no site ou por atualizações indevidas de conteúdo.

Monitoramento de desempenho

O tempo de carregamento do seu site é muito importante quando você quer garantir uma excelente experiência para o seu usuário, além de melhorar o seu ranqueamento nos motores de busca.

Se o tempo de espera for grande, é natural que os visitantes saiam da página mesmo antes de terminar o carregamento. O que significa que sua página terá uma alta taxa de rejeição. E isso resulta na queda significativa de conversões.

Como uma regra geral, seu site deve levar menos de 3 segundos para carregar. Por isso, é importante que você faça uma manutenção de site testando a velocidade de carregamento das páginas periodicamente. Uma ferramenta indicada para este tipo de verificação é o site Pingdom Tools.

Para usar o Pingdom Tools, você só precisa inserir a URL principal do seu site no campo de busca e clicar no botão verde de testes. Seus resultados vão variar e depender da localidade escolhida. Caso o resultado não seja o esperado, temos algumas dicas em nosso blog sobre como melhorar a performance do WordPress.

 Faça Backup.

Uma outra tarefa de manutenção de site que você não pode deixar de fazer são os backups do seu site. É dessa forma que você reforça a segurança do seu projeto na internet.

Todas as informações que constam em um website, como fotos, textos e dados, por exemplo, precisam estar seguras. A primeira coisa quando se fala em segurança é o backup. Não estamos falando de uma proteção que combata invasões ou vírus, mas de uma prática que faz cópias das informações para futuros problemas.

Otimização do banco de dados

Os Site podem armazena todas as informações do seu site num banco de dados. O que acontece é que, de acordo com estas atualizações, o banco de dados acumula muitas sobras de informações e acaba deixando o sistema um pouco lento.

Por isso que é uma ótima ideia limpar toda a informação que você não precisa do seu banco de dados. Em outras palavras, o que você vai fazer é uma otimização.

Você pode fazer essa manutenção de site manualmente acessando o seu banco de dados pelo seu painel de controle de hospedagem de site. Porém, bancos de dados são delicados e você levaria bastante tempo para encontrar as tabelas que você precisa limpar.

 

Concluindo:
A propagação dos gerenciadores de conteúdo facilitou, e muito, a criação e personalização de sites na internet. Porém, existem situações críticas de manutenção e desenvolvimento em que a atuação de um profissional especializado é fundamental.

Sites mais robustos como e-commerce e portais, tendem a necessitar de uma ajuda extra. São muitos dados importantes e fluxo de troca de informações é gigante. Por isso, se este é o seu caso, considere contratar uma empresa especializada ou um desenvolvedor de confiança.

Manter um site funcionando e com relevância na internet é um trabalho contínuo e que começa a ser realizado desde o seu desenvolvimento.

Se você busca ter sucesso na internet, venha falar com a gente e conheça os nossos serviços.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até breve!